PostHeaderIcon Historial

Comunidade portuguesa

As ligações entre Portugal e a Alemanha datam do século XII. Entre as imperatrizes da Alemanha encontramos uma portuguesa, Dona Leonor (1434-1467), filha de dom Duarte rei de Portugal, casada com o imperador da Alemanha, Frederico III

 
  

  Casamento I: 1452
Com: 
Frederico   
III,imperador da   Alemanha
 

 
    
        

D. Leonor, infanta de Portugal       
*1434    + 1467
Frederico III,  imperador da Alemanha    
* 1415    + 1493

Contudo, o fluxo de emigrantes fez-se sobretudo a partir de 1964 através de um acordo entre a Alemanha e Portugal a fim de regularizar a contratação de mão-de-obra portuguesa.

As causas da imigração são sempre as mesmas: a fuga à pobreza, desemprego, guerra do ultramar, perseguição política; todos fogem a uma situação intolerável que os obriga a deixar a terra onde nasceram.Para muitos a imigração é vista como uma situação temporária e breve que não vai afectar a sua identidade pessoal e social de português. Todos eles esperam um dia voltarem e retomarem a suas vidas, mas em melhores condições.  Trata-se, como sabemos, de uma grande ilusão, os poucos anos previstos, tornaram-se vidas, por razão natural, pos tudo se modifica.

 

De 1964 a 1970 chegaram a Singen os primeiros emigrantes deparando-se com um mundo totalmente estranho, sem falar a língua, dificultando a integração social.


 

 

Os portugueses sentiram logo de início, a necessidade de criar uma estrutura para manter a cultura e o sentimento de terra natal, e poderem ocupar os tempos livres duma forma mais digna do que na cave das residêciais onde habitavam e muita das vezes porem em jogo as suas mensalides, ou seja o sustento familiar.                                        

Foi assim que surgiu a comissão organizadora do nosso centro português de Singen inaugurado a  05 de Dezembro de 1970  e que formou as bases sociais para todas as outras associassões portuguêsas nesta cidade.

Todo este enorme potencial de movimento associativo, merece por parte de todos nós membros desta comunidade um grande elogio e reconhecimento.
Assim nasceu uma Comunidade, e vai crescendo criando as suas próprias estruturas, da qual fazem parte clubes,  professores, missão católica, serviços sociais das Cáritas e comissão de pais. O futebol e o folclore passam a ser a paixão dos tempos livres dos portuguêses.
Assim podemos fazer um balanço positivo,e agradecer a todos os sócios que trabalharam e apoiaram voluntáriamente. Também um voto de agradecimento, ao  empenho de todos os membros directivos que já passaram pela direcção, e em prol do Centro português, contribuiram e tiveram a nocão de preservar aquilo que hoje temos e nos sentimos orgulhosos.
Em termos gerais e em comparação com outros grupos de estrangeiros, os Portugueses apresentam um alto grau de integração social e económico. Somos um povo pacífico com uma imagem positiva que soube manter o seu orgulho nacional.



O nosso muito obrigado.

 
Por  Eduardo Nunes

 

PostHeaderIcon Who uses our products?

Lorem superscript dolor subscript amet, consectetuer adipiscing elit, test link. Nullam dignissim convallis est. Quisque aliquam. cite. Nunc iaculis suscipit dui. Nam sit amet sem. Aliquam libero nisi, imperdiet at, tincidunt nec, gravida vehicula, nisl. Praesent mattis, massa quis luctus fermentum, turpis mi volutpat justo, eu volutpat enim diam eget metus. Maecenas ornare tortor. Donec sed tellus eget sapien fringilla nonummy. NBA Mauris a ante. Suspendisse quam sem, consequat at, commodo vitae, feugiat in, nunc. Morbi imperdiet augue quis tellus. AVE

“This stylesheet is going to help so freaking much.”
-Blockquote


Header Header Header
Data Data Data
Data Data Data
Data Data Data

Centro PortuguesIniciar página

Historial

PostHeaderIcon Iniciativa em marcha

PostHeaderIcon Memórias do passado

PostHeaderIcon Direcções desde 1970

Centro português de Singen.

Hadwigstr. 23
78224 Singen
Alemanha

Tel. Direcção:  07731-143538
Tel. Bar:   07731-61433
Fax:     07731-63096
Email:
cpsingen@arcor.de